Impacto dos Programas a Distância do Instituto Avisa Lá nos Municípios

Programas

Formar em RedeCapacitarDiretrizes em AçãoAlém das LetrasAlém dos Números Memória Local

Cursos Avisa Lá

Seguindo sua proposta diferenciada já testada em 28 anos de formação continuada de profissionais de educação infantil e ensino fundamental (séries iniciais) a equipe do Avisa Lá desenvolve cursos, oficinas e consultorias em seu ambiente virtual de aprendizagem.

Conheça Mais

Inscrições para o 1º sem 2015

Publicações

A revista Avisa lá é uma publicação trimestral editada pelo INSTITUTO AVISA LÁ. Sua meta é contribuir para a formação de professores de Educação Infantil e séries iniciais do Ensino Fundamental. É totalmente voltada para o desenvolvimento profissional permanente e dá voz aos principais atores da escola: crianças, educadores e seus formadores.

Conheça Mais| Artigos Disponíveis | Assinatura 2014

Revista Nova Escola: Como usar os gêneros para ensinar leitura e produção de textos

Escrito por Avisa Lá em . Publicado em Na Mídia

Todo dia, você acorda de manhã e pega o jornal para saber das últimas novidades enquanto toma café. Em seguida, vai até a caixa de correio e descobre que recebeu folhetos de propaganda e (surpresa!) uma carta de um amigo que está morando em outro país. Depois, vai até a escola e separa livros para planejar uma atividade com seus alunos. No fim do dia, de volta a casa, pega uma coletânea de poemas na estante e lê alguns antes de dormir. Não é de hoje que nossa relação com os textos escritos é assim: eles têm formato próprio, suporte específico, possíveis propósitos de leitura – em outras palavras, têm o que os especialistas chamam de “características sociocomunicativas”, definidas pelo conteúdo, a função, o estilo e a composição do material a ser lido.

Clique aqui para ler o artigo na íntegra

Interação no berçário

Escrito por Cinthia Manzano em . Publicado em Revista Avisa lá #38, Tempo Didádico

Revista Avisa lá #38
Tempos, espaços, materiais e boas intervenções pedagógicas determinam a qualidade de atendimento a bebês em espaços de educação infantil
tempo21.jpg

B2: Apreciando imagens de movimento (foto: Clarice Ramos)

Segundo o Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa, a palavra ambiente pode ser compreendida como aquilo que rodeia ou envolve os seres por todos os lados e constitui o meio em que se vive. E na Educação Infantil, o que rodeia e envolve as crianças? As respostas variam de acordo com o contexto, mas certamente ligadas à organização de tempos, espaços e materiais presentes na instituição. Como princípio, acredito que esses elementos precisam ser bem organizados para possibilitar descobertas e aprendizagens.

Fazemos Parte

Facebook

Google+